Surfando nas Ondas da Mudança - Como sair da Matrix

banner surfando nas ondas do mercado e matrix

Estamos em uma crise ou em transição?

O mundo nunca vivenciou uma era de tamanhas mudanças em tão curto espaço de tempo. A internet e a tecnologia criaram uma aldeia global amplamente conectada em tempo real. Tudo levaria a crer que deveríamos viver uma era de abundância, mas a mídia nos faz acreditar que o mundo está em crise devido à grande quantidade de notícias ruins. 

A verdade é que vivemos em um mundo em transição. Segundo a teoria das Ondas de Schumpeter, vivemos a quinta grande onde de mudanças. O desafio é aprender a perceber as mudanças para conseguir surfar nas ondas da mudança. Para isso, é necessário tomar a pílula da verdade como Neo no filme Matrix. Assim como o peixe não percebe o que acontece acima da superfície do mar, nós não podemos perceber as mudanças quando estamos imersos na CULTURA que nos diz o que é certo ou errado.

Novas economias de um mundo em transição

Vivemos em uma cultura baseada no MEDO que alimenta uma indústria de consumo. Estudamos para o vestibular e para conseguir um bom emprego, buscamos economizar para conseguir a independência financeira e vivemos em um mundo baseado na competição/escassez. 

As novas economias - Economia Criativa, Compartilhada, Colaborativa e Multimoedas - mostram a cada dia que novos modelos de negócios disruptivos estão criando uma nova CULTURA baseada na CONFIANÇA. O Airbnb é o maior hotel do mundo e não possui um tijolo, pois a plataforma online permite o compartilhamento de quartos/casa/apartamentos em mais de 190 países. O Uber está mudando completamente o modelo de transporte. O ItsNOON é um site brasileiro que permite que as pessoas ganhem dinheiro compartilhando suas ideias.

Como mudar da competição/escassez para colaboração/abundância?

Palestra Surfando nas Ondas da Mudança - Como sair da Matrix

Esta palestra tem como objetivo propor reflexões sobre a importância de compreender as mudanças e enxergar o mundo com óculos 4D. A Fluxonomia 4D é uma metodologia que explica que o mundo atual é 2D, pois é baseado em recursos tangíveis - dinheiro e recursos.

Os grandes problemas do mundo são exponenciais e as soluções 2D são lineares. O desafio é encontrar formas de enxergar o mundo com lentes 4D que integram os recursos intangíveis - CULTURA e COLABORAÇÃO. Alliado a isso, compreender como COMPARTILHAR recursos e usar conceitos de MULTIMOEDAS (não usar apenas dinheiro como "moeda") tornam possível criar projetos sustentáveis e inovadores.

Palestra ministrada no Congresso SUCESU 2017 em Salvador

Assistam a palestra ministrada em Salvador no Congresso da SUCESU 2017. 

A quem se destina?

O público-alvo desta palestra são empresas e pessoas que acreditam que:

"Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes" Albert Einstein

Benefícios de contratar a palestra

TEMPO e DINHEIRO são dois recursos mais cobiçados e, ao mesmo tempo, mais escassos da atualidade. A palestra tem como objetivo propor reflexões e práticas para os participantes perceberem que a CONFIANÇA é a melhor alternativa para conseguirem descobrir a ABUNDÂNCIA que pode existir ao seu redor.

A história de um antropólogo que estudava uma tribo africana ilustra bem o poder da CONFIANÇA. Ele propôs uma competição para as crianças ganharem um pote de doces/guloseimas e ficou surpreso ver que todas as crianças deram as mãos e chegaram juntas. Ao questioná-las porque não correram para tentar "ser o primeiro", as crianças responderam:

"Ubuntu, tio. Como poderia um de nós ficar feliz se todos os outros estivessem tristes?"

ubuntu-somos-todos-nos