O que é blockchain e bitcoin

Das novas tecnologias estão revolucionando a forma como são feitas transações - Blockchain e Bitcoin. 

De uma forma simplificada, o Blockchain poderia ser definida como uma grande REDE DE CONFIANÇA na qual as transações são armazendas de forma altamente segura em uma grande rede de computadores.

Fazendo uma analogia com a internet que revolucionou a indústria da comunicação, o Blockchain está revolucionando a indústria financeira. 

Blockchain é a internet do dinheiro?

E o que é o Bitcoin?

"A bitcoin é a criptomoeda mais famosa do mundo que foi criada a partir da tecnologia blockchain, especialmente devido a sua necessidade de ser uma moeda digital, descentralizada e livre de “controladores”, como bancos, empresas e governos."  Fonte: Conexão Fintech

"O que é o "blockchain"? Se você não sabe, deveria; se você sabe, provavelmente ainda precisa de algum esclarecimento sobre como ele realmente funciona. Don Tapscott está aqui para ajudar, desmistificando essa tecnologia revolucionária, criadora de confiança, a qual, ele diz, representa nada menos do que a segunda geração da internet e traz o potencial para transformar o dinheiro, o mundo dos negócios, os governos e a sociedade."
Fonte: TED

"O blockchain é um grande e único livro-razão, compartilhado por todos os membros do sistema. As transações são registradas de forma irreversível, em uma relação direta com o tempo: quanto mais antigo o bloco, mais impraticável a reversão das operações. Isso significa que as possibilidades de fraudes reduzem-se drasticamente à medida que o tempo passa – e como o tempo em rede é medido de forma bem mais dinâmica e ágil, as possibilidades de adulterações e falhas tornam-se praticamente nulas." Fonte: Simply

Quais será o futuro do blockchain e do bitcoin?

Eu ainda não estou usando o bitcoin, porém gostaria de contar a minha história com internet. Em 1996 foi a primeira vez que acessei a internet e fiquei deslumbrado. Acabei abrindo uma produtora de sites em 1998 e achei que ficaria rico "fazendo sites".

Hoje percebo quantos erros cometi ao achar que a internet seria apenas uma forma revolucionária de comunicação e marketing. 

Seria o blockchain e o bitcoin um sinal do FIM DOS BANCOS? Não sei, mas posso afirmar que posso me arriscar a dizer que 100% dos clientes de banco não são clientes porque AMAM os bancos, mas porque são OBRIGADOS a ser clientes.

A pergunta para refletirmos é:

E SE... surgir uma nova tecnologia que permita realizar transações, ter crédito e guardar o nosso "diheiro" de forma mais segura, rápida e sem burocracia?

O tempo vai responder, mas a lição que aprendi depois de 20 anos de internet é que primeiro precisamos ter a humildade para aprender, antes de pensar em ganhar dinheiro 'com a tecnologia XYZ'.

Referências:

http://blog.simply.com.br/blockchain-saiba-o-que-e-e-como-pode-ser-usado/

https://exame.abril.com.br/revista-exame/blockchain-e-tao-revolucionaria-quanto-a-internet/

https://conexaofintech.com.br/blockchain/7-mitos-sobre-blockchain/

https://thenextweb.com/business/2017/01/23/blockchain-overshadowing-bitcoin/

https://www.blockchain.com/

https://guiadobitcoin.com.br/o-fim-dos-bancos-e-a-era-do-dinheiro-eletronico-e-criptomoedas/ 

https://www.bitcoinnews.com.br/bitcoinbrasil/bitcoin-e-internet-dinheiro/

https://medium.com/@fabioferrari/a-internet-do-dinheiro-21eb09ea28a