O que é ser "aprendiz"?

Segundo o Dicionário Informal:

Aprendiz é aquele que ainda está aprendendo, que está estudando um ofício, profissão ou alguma outra coisa. Que está em processo de formação, deaprendizagem.

Eu trabalho com Marketing Digital desde 1998 e já se passaram 19 anos para descobrir que nesta área somos eternos aprendizes. A internet e a tecnologia evolui com tanta velocidade que não é fácil se manter atualizado.

Escrevo este artigo, pois tem uma coisa que me incomoda bastante em grande parte dos jovens da atualidade, a dita "geração Y". Percebo que muitos jovens aprendem um pouco sobre um tema e já se consideram "experts".

Quando lancei minha primeira produtora de sites, eu tinha 30 anos e a internet era DISCADA. Aprendiz a criar sites com Microsoft FrontPage e logo comecei a "criar sites" acreditando que ficaria rico fazendo sites. Doce ilusão... foi apenas o início de um longo aprendizado para descobrir que precisa passar muita água debaixo da ponte para começarmos a nos considerar experts em algo.

O mais interessante é que quando ficamos mais velhos (estou com 47 anos) e experientes, aprendemos que na realidade devemos ter a humildade de sempre nos considerarmos eternos aprendizes.

Nos últimos anos, tenho buscado jovens para serem APRENDIZES e participarem dos diversos projetos que realizo. Caso tenha interesse em ver alguns projetos, veja o mapa mental.

http://www.mindmeister.com/389297890/marcio-okabe-sites-e-atividades

Meu interesse é capacitar jovens a atuarem na área de Marketing Digital para aprenderem a fazer sites, blogs, vídeos, etc. e na área de Apresentações usando Ferramentas Visuais inovadoras como Prezi, Emaze, PowToon, Animoto, etc. (Veja o curso www.FerramentasVisuais.com.br).

O mais incrível é a DIFICULDADE em encontrar jovens dispostos a APRENDER. Muitos afirmam que já sabem, pois basta acessar o Youtube e assistir aulas online. Concordo, porém há coisas que só se aprendem na interação com outras pessoas e com a HUMILDADE de ouvir.

Este vídeo da Box1824 é o resultado do estudo das diversas gerações (Baby-boomers, Geração X e Geração Y - Millenials) e é fundamental para compreender o modelo mental e de mundo de cada geração.

 

O vídeo é incrível, mas gosto de destacar que vendo o vídeo parece que Geração Y está relacionado à idade. Em grande parte sim, porém a maioria dos jovens tem pais que são das gerações Baby-boomers e X e sofrem MUITA influência deles para seguirem os padrão da sociedade como acreditar que o vestibular e um bom emprego é sinal de segurança. Ou seja, muitos jovens têm o modelo mental da Geração X.

Na minha opinião, o que define como seremos é a nossa ATITUDE. Em um mundo de grandes mudanças é necessário ter o espírito da Geração Y, portanto precisamos ter mais FLEXIBILIDADE, menos APEGO ao que já sabemos, valorizar a DIVERSIDADE, não querer controlar o FUTURO e saber aproveitar o PRESENTE, entender que a JORNADA é mais importante do que a chegada e ter a HUMILDADE ser sermos ETERNOS APRENDIZES.

Quero fechar este artigo compartilhando um vídeo que encontrei pesquisando "o significado de ser aprendiz".

Gratidão pela atenção e agradeço se compartilharem. 

Ah! Caso conheçam jovens aprendizes, me indiquem!!